Estacas Hélice Continua Hélice Contínua Monitorada
ESTACA HÉLICE MONITORADA

A estaca hélice monitorada pode ser contínua ou segmentada. Portanto para que o monitoramento seja realizado é necessário, um computador de bordo acoplado no comando da perfuratriz.
Este computador registra, todas as operações de perfurações e concretagem da estaca executada. Porque através do monitor o operador pode acompanhar o desempenho e a qualidade, da estaca hélice monitorada que esta sendo executada.
COMO FUNCIONA O MONITORAMENTO DA ESTACA HÉLICE CONTINUA
Estacas Hélice Contínua Monitoradas é um tipo de fundação escavada de concreto, moldada “in loco”, no qual a estaca é escavada até o seu fim em um processo contínuo, usando um trado em formato de hélice aspiral. Enquanto o trado é penetrado no terreno, as aspirais do trado são preenchidas com este solo, o que providencia suporte lateral e estabilidade do furo.
Ao mesmo tempo em que o trado é retirado do furo, concreto fluido é bombeado pelo tubo central do trado, até sua base. O concreto fluido é injetado de forma continua enquanto o trado é removido, de forma que o furo nunca é deixado aberto, ou sem suporte. Após o completo preenchimento da estaca, a armadura é então colocada, com concreto ainda fluido.
Sensores eletrônicos de profundidade, torque, velocidade, pressãi e volume de concreto, monitoram todo o processo, com checagem final em escritório, com emissão de relatório para cada estaca.
A sua execução pode ser feita em terrenos coesivos ou arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes.
MONITORAMENTO EM TEMPO REAL VIA SATÉLITE
O monitoramento é feito através dos sensores eletrônicos com acompanhamento em tempo real via satélite. Através de um software, os dados do monitoramento são armazenados no computador, podendo ser impressos no término da obra em formato de relatório gráfico.
Seja o primeiro a comentar!