ESTACA HÉLICE CONTÍNUA X SAPATA DIRETA

Vantagens de Estacas Hélice Continua
O equipamento estacas hélice perfura até 16 metros e é relativamente pequeno, facilitando o transporte em grandes centros urbanos. Porque é de um peso menor não exige muita compactação do terreno e também a grande mobilidade. Portanto proporciona agilidade nas manobras com segurança, promovendo assim uma alta produtividade adiantando a obra.
Diferenciais em Obras
Dois tipos de fundações comumente utilizadas pela indústria da construção civil são as estacas hélice contínua e as sapatas diretas. A estaca hélice contínua é caracterizada por ser um tipo de fundação profunda com estacas moldadas in loco.
Já a sapata direta é um sistema de fundação rasa ou superficial. Caracterizada por elementos em concreto armado, normalmente, com formatos piramidais com bases quadradas, retangulares ou trapezoidais. Ou seja, são métodos completamente diferentes tanto na caracterização quanto no processo construtivo.
Por se tratarem de fundações muito distintas é fácil identificar quando se deve utilizar uma ou outra. Através dos dados obtidos nos laudos de sondagem do terreno, pode-se determinar o sistema de fundação mais apropriado ao projeto, sendo necessário, para tanto, avaliar a viabilidade técnica e econômica de cada método.
Geralmente, os projetos que adotam o sistema de fundação com sapata direta são aqueles em que o terreno oferece estabilidade e resistência de carga em suas camadas superficiais. Já as estacas hélice pode ser inseridas em solo que apresenta baixa resistência nas camadas superficiais ou lençol freático com nível próximo à cota de piso.
Seja o primeiro a comentar!