VEJA O COMPARATIVO ENTRE ESTACA HÉLICE CONTÍNUA E ESTACA STRAUSS
Veja no comparativo as principais vantagens que a Estaca de Hélice Contínua Monitorada de Pequeno Porte possui em relação a Estaca Strauss antes de iniciar a sua obra
Veja no comparativo as principais vantagens que a Estaca de Hélice Contínua Monitorada de Pequeno Porte possui em relação a Estaca Strauss antes de iniciar a sua obra
Os equipamentos da Hiper Estaca são de alta produção reduzindo o custo na obra, com grande poder de perfuração, sendo capaz de executar em média de 300 a 600 metros por dia (dependendo do diâmetro e da resistência do solo), podendo também atravessar camadas de solo com SPT alto (exceto rocha e matacão).
Por se tratar de um equipamento que não possui muita tecnologia, a Estaca Strauss depende muito de mão de obra, a produção é muito baixa, entre 30 a 50 metros lineares perfurados por dia. Por isso, com o baixo volume de produção, as chances de ocorrer atraso no cronograma da obra se elevam significativamente
A perfuração da Hélice Contínua de Pequeno Porte é feita com ausência de vibrações no terreno, evitando problemas futuros para os clientes. Além disso, é um fator importante quando a perfuração ocorre em centros urbanos, ou mesmo quando as construções vizinhas encontram-se muito próximas umas das outras
Por ser um equipamento que trabalha a percussão pode ocasionar trincas nas construções vizinhas (aumentando consideravelmente os riscos de danos a construções vizinhas, envolvendo necessidade de reconstruções, reformas e pagamentos de indenizações)
O monitoramento é feito através dos sensores eletrônicos com acompanhamento em tempo real via satélite. Através de um software, os dados do monitoramento são armazenados no computador, podendo ser impressos no término da obra em formato de relatório gráfico.
A Estaca Strauss não consegue realizar um acompanhamento da qualidade do serviço, pois se trata de uma máquina tecnologicamente ultrapassada, essa máquina foi utilizada nos Estados Unidos e na Europa no início do século XX e para se ter uma ideia de como esse equipamento é obsoleto, a movimentação na obra e feito através de alavancas, é como se fizesse o transporte em carroças ao invés de caminhões.
A Hélice Contínua de Pequeno Porte propaga baixo nível de ruído durante a execução da estaca, evitando transtornos na vizinhança da obra.
O equipamento de Estaca Strauss produz muito barulho, incomodando muito a vizinhança.
Na Estaca Hélice Contínua utiliza o concreto usinado que oferece a vantagem de permitir uma uniformidade maior na concretagem das estacas. O controle de qualidade deste tipo de concreto é garantido por laboratório que realiza testes de corpo de prova, sendo retirado de cada caminhão usado na obra; sendo que utilizamos o concreto específico da norma ABNT.
O concreto é feito na própria obra e por ser tratar de um equipamento de baixa produção não tem tempo hábil para gastar o concreto usinado.
Sem passar por nenhum tipo de controle que assegure a qualidade deste concreto, podendo assim comprometer a fundação.
Por se tratar de uma estaca que é injetada juntamente com o concreto sob pressão, apresenta uma carga superior, o que faz diminuir a quantidade de estaca utilizada, tendo como resultado maior economia na fundação da obra.
A Estaca Strauss possui uma capacidade de carga admissível inferior, necessitando de mais estacas para a realização da obra, condição que onera o cliente.